Instituto

História de um Projeto

O INETE – Instituto de Educação Técnica foi criado em Julho de 1988, tendo como entidade promotora a ENSINUS – Estudos Técnicos e Profissionais e constituiu-se como escola profissional em 21 de setembro de 1989.

Com a criação do INETE pretendeu–se dar corpo a uma instituição de Ensino e Formação Profissional, de Planos Próprios, de nível secundário e pós-secundário, vocacionada quer para a qualificação inicial de jovens, quer para a formação contínua de profissionais no ativo.

 

Alguns momentos da nossa história:

  • 1988-1995

 Instalações na Morais Soares, no edifício do Externato Marquês de Pombal e criação da Escola Profissional.

  • 1996-2004

 Inauguração de instalações próprias na Estefânia, aumento do número de cursos em áreas tecnológicas – Informática, Eletrónica e Telecomunicações.

  • 2005-até ao momento

Integração da ENSINUS – Estudos Técnico Profissionais no Grupo Lusófona.

Implementação de novos cursos profissionais – Energias Renováveis, Mecatrónica, e Manutenção Industrial.

 

Construir o seu percurso

O INETE tem vindo a construir um projeto educativo onde o acolhimento e acompanhamento dos alunos são fatores determinantes para o sucesso dos percursos que aqui se iniciam. Cada um trabalha o seu projeto individual, com a ajuda do Orientador Educativo do seu curso, onde ganham corpo o conhecimento, a criatividade, sob a responsabilidade e esforço de contribuir para um projeto comum.

Ao longo dos três anos, os alunos contactam com uma formação técnica e científica atualizadas, que lhes abre caminho para o estágio curricular e a integração no mercado de trabalho ou o prosseguimento de estudos numa instituição de ensino superior.

A formação prática em contexto de trabalho é assegurada pelos protocolos que se estabelecem com diferentes empresas e instituições de renome da área do curso frequentado pelo aluno e resulta do trabalho desenvolvido pelo Coordenador Técnico, um profissional com conhecimento específico das exigências do mercado.

 

Escola faz a ponte com o mundo

A escola estabelece diversas pontes com o mundo, preparando os alunos para diferentes experiências e realidades: os intercâmbios com escolas europeias e os estágios internacionais; a organização e envolvimento em visitas de estudo, outdoors, feiras profissionais, exposições, que permitem traçar rotas de descoberta a nível local, mas também fora de portas; a participação em concursos de cariz técnico, como o Robot Party ou as Olimpíadas de Informática; o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo.

 

Os 4 pilares da diferença:

Acompanhamento dos alunos, orientando-os para a otimização do seu desempenho, da sua formação pessoal e das suas perspetivas para o futuro.

Um corpo docente qualificado nas áreas fundamentais dos cursos, privilegiando a sua ligação às empresas e ao mercado.

Aposta numa formação teórico-prática atualizada, desenvolvendo trabalhos de projeto e o trabalho em equipa.

Parcerias com as empresas das áreas profissionais dos cursos.