Técnico de Gestão

Inscreve-te aqui!

Perfil

O Técnico de gestão:

  • Preparar informação contabilística e financeira;
  • Organiza ações de marketing e publicidade;
  • Apoia a gestão de recursos humanos;
  • Identifica necessidades de aproveitamento;
  • Colabora no apoio à administração / direção.
Portaria nº 899/2005 de 26 de Setembro
Plano de estudos
Componentes de formação disciplinas total de horas
SÓCIO-CULTURAL Português 320
Língua Estrangeira / Inglês 220
Área de Integração 220
Tecnologias Informação Comunicação 100
Educação Física 140
SUB-TOTAL 1 000
CIENTÍFICA Matemática 300
Economia 200
SUB-TOTAL 500
TÉCNICA TECNOLÓGICA E PRÁTICA Gestão 470
Contabilidade e Fiscalidade 400
Direito Empresarial e das Organizações 130
Cálculo Financeiro e Estatística Aplicada 100
SUB-TOTAL 1 100
Formação em Contexto de Trabalho 600
Carga Horária Total 3 200
Saídas
Profissões/ Empregos agregados Cursos para prosseguimento de estudos
Técnico Administrativo
Técnico Comercial
Técnico de Vendas
Secretário
Empresário em nome individual
Gestão
Gestão do Desporto
Gestão de Empresas
Gestão Empresarial
Saídas
Algumas empresas de estágio e/ou empregadoras Algumas instituições de ensino superior com alunos do INETE
FERROVIAL - Gestão e Manutenção de Empreendimentos, Lda.
FNAC PORTUGAL – A.C.D.L.D.M.P.T., Lda.
EXECUTIVE CLEAN - Prestação de Serviços de Limpeza e Manutenção
FERTAGUS - Travessia do Tejo, Transportes, SA
MEDIA SATURN
ISG
Universidade Lusófona
ISEG
ISCTE

Nota da Direção de Curso

O contexto socioeconómico em que vivemos trouxe a gestão para um patamar fulcral ao funcionamento da sociedade e das organizações. Em tempos de bonança e abundância, o papel do gestor é invisível, sendo que nos períodos de escassez esse papel se torna essencial, dado que é necessário minimizar as organizações e maximizar os resultados.
É aqui que podes entrar! É aqui que podes começar a construir o teu futuro! É aqui que podes desenvolver as tuas capacidades! E é que aqui que podes adquirir as ferramentas para o futuro e fazeres a diferença numa sociedade cada vez mais competitiva! Se ainda não decidiste qual o curso a seguir, o curso de Gestão pode ser o teu caminho! Neste curso aprendes com profissionais qualificados, participas em concursos nacionais e internacionais, visitas empresas de renome e participas em diversas atividades junto de organizações onde terás a oportunidade de contactar com a realidade empresarial e seus profissionais.

No final dos três anos, irás estagiar numa empresa, integrando a organização como qualquer colaborador, estágio este que te irá permitir o contacto prático com a realidade, adquirir uma experiência profissional de relevância que te abrirá a porta de um emprego nessa instituição ou noutra. Para além desta possibilidade, o curso Técnico de Gestão, de forma autónoma ou complementar, permite-te prosseguir os teus sonhos ingressando no ensino superior.

No âmbito da gestão, as áreas profissionais são variadas, poderás trabalhar em áreas administrativas, comercial, marketing, logística, ou seja, desempenhar funções em qualquer departamento que faça parte de uma organização.

Atividades

A Empresa

Desde o ano letivo 2008/2009 que o curso Técnico de Gestão, com a sua turma de 11.º ano, participa no projeto A Empresa, dinamizado pela Junior Achievement.

Este projeto tem como objetivo a aproximação ao mundo do trabalho, para tal, os alunos devem simular a vivência de uma empresa e organizar-se em equipas de trabalho, designadas de miniempresas. Cada miniempresa deve pensar num produto e, ou serviço inovador e de utilidade social.

O grupo elabora um estudo de mercado e um Plano de Negócios que deve contemplar o posicionamento da equipa perante a concorrência e a sua visão de futuro para a miniempresa. É estruturado um organograma e cada aluno ocupa um ou mais cargos, desempenhando tarefas subjacentes aos diferentes departamentos. Periodicamente reúnem formalmente para fazer um ponto de situação.

Para além de um projeto de relevante cariz pedagógico, esta simulação real está integrada num concurso nacional e com representação internacional. O INETE tem tido uma participação regular em diferentes etapas do concurso. No ano letivo 2015/2016 foram criadas 8 miniempresas, em parceria com os cursos de Técnico de Contabilidade e Técnico de Eletrónica Automação e Comando. Os produtos criados manifestam preocupação social e ambiental, mas visam também o lucro. O trabalho em aula é complementado com a presença de dois voluntários que se deslocam à escola para partilhar as suas ideias, esclarecer dúvidas e orientar os alunos em termos de concurso.

Esta é uma experiência muito rica para todos, pois através de um projeto pedagógico aproximamos os alunos da sua futura realidade profissional, desenvolvendo competências empreendedoras, de gestão de comunicação e aquisição de competências técnicas. Os alunos destacam, normalmente, a responsabilidade que o projeto envolve, assim como, a necessidade de tomarem decisões em grupo e a importância da planificação e cumprimento de prazos.

Braço Direito

O Braço Direito é uma iniciativa promovida pela Junior Achiement destinada a alunos do ensino secundário. Esta iniciativa está integrada na semana do empreendedorismo e decorre em duas fases ao longo do ano letivo, uma em novembro e outra em março. Durante um dia, os alunos acompanham voluntários no seu ambiente de trabalho e participam nas suas atividades diárias. Existe sempre a preocupação em aliar os interesses profissionais do aluno à experiência do voluntário, já que o objetivo é que os participantes adquiram conhecimentos sobre a sua possível futura área de trabalho mas, em simultâneo, possam colocar questões sobre as responsabilidades profissionais de uma forma geral e contactem com a cultura da empresa.

Neste ano letivo participaram vários alunos de 11.º e 12.º ano do curso Técnico de Gestão, assim como dos cursos de Contabilidade e Mecatrónica. São várias as mais-valias que os alunos destacam após a participação no dia, nomeadamente a disponibilidade dos voluntários, a aplicação prática de termos teóricos adquiridos num contexto de sala de aula, o contacto com diferentes colaboradores das empresas, inclusive através de videoconferência. A importância deste dia não se encerra com o terminar da atividade, já que as aprendizagens adquiridas são depois aplicadas em sala de aula e, no curso de Gestão, alguns alunos conseguiram estágio na empresa do seu “Braço Direito”.

Este é um projeto de sucesso que, na nossa opinião, motiva os alunos e os aproxima do mercado de trabalho possibilitando-lhes uma visão mais prática do mesmo. O sucesso, no entanto, só é alcançado devido à disponibilidade dos profissionais que voluntariamente se envolvem nesta iniciativa. Aos voluntários o nosso agradecimento.

Feira Ilimitada

Desde o ano letivo 2008/2009 que o INETE participa no projeto A Empresa, dinamizado pela Junior Achievement. Este projeto tem como objetivo a aproximação ao mundo do trabalho, para tal, os alunos devem simular a vivência de uma empresa e organizar-se em equipas de trabalho, designadas de miniempresas. Cada miniempresa deve pensar num produto e, ou serviço inovador e de utilidade social.

Para além de um projeto de relevante cariz pedagógico, esta simulação real está integrada num concurso nacional e com representação internacional. Existem etapas de avaliação intermédia designadas por Feiras Ilimitadas. Existem várias Feiras Ilimitadas no país inteiro, a presença no evento é avaliada mediante apresentação de candidatura por cada miniempresa, através de um vídeo promocional e de um sumário executivo. O júri seleciona as equipas com base na qualidade da apresentação, na pertinência do produto e na sua viabilidade.

A Feira consiste num dia de atividade intensa num centro comercial (a de Lisboa decorre no Centro Comercial Colombo). Cada miniempresa deve decorar um stand que representará o seu produto e, ao longo do dia, são avaliados por 8 elementos do júri que, alternadamente, passam pelo stand e colocam várias questões à equipa, por vezes, em inglês. Os alunos devem vender a sua ideia e apresentar argumentos que convençam o júri. As melhores miniempresas terão lugar na final nacional.

Neste ano letivo, o INETE contou com a participação de 5 miniempresas compostas por alunos de Gestão, Contabilidade e Eletrónica, Automação e Comando.

No final do dia, apesar do cansaço, todos tornavam a repetir a experiência e destacam várias mais-valias com a sua participação: a aquisição de competências de comunicação e argumentação, a criatividade e a importância do trabalho de equipa são, regra geral, as mais referidas.

Testemunhos

Na hora de escolher qual o caminho a seguir depois de concluir o meu 9º ano, vi-me entre duas paredes, porque não sabia para que curso haveria de ir, a verdade é que sempre fui a rapariga das artes e, no fim, vim parar a um curso de gestão, mas foi uma opção que teve de ser feita e que na verdade foi a ideal, porque não estou nada arrependida.

Hoje, tenho a certeza de que o meu futuro começou aqui, no INETE que me ensinou a pensar, a partilhar e a crescer. Encontrei pessoas que me transmitiram conhecimentos, incutiram desafios e incentivaram a desenvolver as minhas capacidades para alcançá-los. Tive uma melhor perceção do que se passa numa empresa, através do meu estágio curricular e pude idealizar o meu futuro daqui para a frente.

Foi com enorme satisfação que vi este percurso chegar ao fim e sinto-me orgulhosa e bem comigo própria pela realização de todo o trabalho, esforço e dedicação durante os três anos de curso.

Fico agradecida pela dedicação que, como aluna, senti da parte de muitos que me apoiaram do início até ao fim deste meu percurso e que sempre acreditaram em mim.

Finalizando, estou bastante satisfeita com as competências que adquiri, o plano curricular está bastante equilibrado e somos sempre muito apoiados. A confiança adquire-se diariamente e nisso o INETE também me ajudou.

Por tudo isto estou muito grata a todos vocês!

Vanessa Duarte.